XLX ASSEMBLEIA GERAL DA CMSB - MACEIÓ 2016

Relatório do evento

Atendendo à solicitação do Sereníssimo Grão Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, Ubiratan João de Castro, vimos avaliar o que foi o referido evento, no nosso ponto de vista e sentimento.

Para os irmãos que por algum motivo não puderam estar presentes, e também aqueles que ainda não participaram de uma CMSB, vou tentar expressar aqui os sentimentos que desfrutamos na convivência fraterna com a família Maçônica Nacional e Internacional, no decorrer da Magna Assembleia, conforme segue.

Inicialmente, em nome de todos os irmãos e cunhadas da comitiva da GLEMA (57 adultos) incluído nestes, Stª Inês, Olho D'água das Cunhãs, P. Dutra, Estreito e Coelho Neto, vimos agradecer ao nosso Grão Mestre Ubiratan, a cortesia do café da manhã na nossa saída e o almoço no passeio terrestre e marítimo a Maragogi.

Bem, diria eu que a fraternidade, alegria e descontração que reinou entre os 1.500 participantes, aproximadamente, conforme as fotos, teve início nas primeiras horas da nossa viagem de ida, bem como no retorno a bordo da confortável nave espacial do nosso irmão Junior. Viagem esta, que graças ao GADU, tudo transcorreu em harmonia conforme planejamento, e sem percalço algum.

 

Dia 02 - sábado, às 20h abertura do evento no Teatro Gustavo Leite, (capacidade: 1.500 pessoas) entrada das autoridades civis e militares locais, representante da CMI - Confederação Maçônica Interamericana, ilustres irmãos do Paraguai, Gabão, Hungria, Romênia e Bolívia, entre os quais, Grão Mestres e Past G. Mestres.

Finalmente, em seguida deram entrada de um em um os Grão Mestres da nossa Confederação e suas respectivas esposas, tendo à frente um cadete conduzindo a Bandeira do estado de cada qual. Às 21:30h, encerramento das falas previamente agendadas e início do coquetel no Centro de Convenções Ruth Cardoso (anexo ao Teatro) com apresentações culturais regionais e banda musical.

Dias 3, 4 e 6, - domingo, segunda e quarta, às 8:30h no Hotel Ritz Lagoa da Anta, transcorreram os trabalhos nas plenárias dos Grão Mestres com pautas de assuntos diversos, e paralelamente também os trabalhos dos Grandes Secretários de Relações Exteriores, ambos até 13h e tarde livre para todos. Ainda nestes três dias e em paralelo, diariamente foram ministradas para os irmãos relevantes palestras de teor Maçônico, bem como para nossas cunhadas, sobrinhos e convidados, também oportunas palestras sobre ações sociais, prevenção à violência e alimentação saudável.           

No dia 3, segunda, às 19h no centro de Convenções, "noite da alagoanidade" com apresentação de folclore regional, e um saboroso jantar no local.

Dia 5 - Terça, dia livre para todos, sendo que a comitiva maranhense pode desfrutar das belezas singulares do mar paradisíaco de Maragogi. Dia 6, às 19h, no Centro de Convenções, encerramento com um jantar e animado baile da despedida.

Como vem ocorrendo já alguns anos a redação de um documento enviado a Brasília, desta feita foi redigida a "Carta de Maceió" sobre a preocupação dos Maçons com a situação do Brasil no âmbito social e econômico e apoio ao governo nas medidas necessárias para o nosso país voltar à normalidade, a qual foi assinada por todos os Grão Mestres da CMSB, e será entregue por estes, ao nosso irmão Presidente Michel Temer em audiência agendada para dia 19 de julho/2016 ás 15h.        

Dia 7 - quinta, com saudades, retorno das delegações aos seus estados; diga-se,  já com ansiedade da próxima CMSB 2017 de 8 a 14 de julho, no Rio de Janeiro - cidade maravilhosa que, decerto, vai encantar a todos nós com a hospitalidade carioca.  

    Publicado em 13/07/2016 - fonte: Fernando Matos Marques, 33º. M.´.M.´.I.´., Grande Secretário de Relações Exteriores Adjunto, GLEMA