Dia do Maçom e Dia do Advogado será comemorado em Santa Inês

OAB/Subseção Santa Inês e Loja Sétima Luz, nº 7, realizarão Ação Social

Em comemoração ao Dia doAdvogado (11/08) e o Dia do Maçon 20 de agosto,será realizada na cidade de Santa Inês nas dependências da ARLS Sétima Luz nº 7, Or.'. de Santa Inês, uma ação social promovida pela OAB/Subsecao Santa Inês conjuntamente com a Loja Sétima Luz, nº 7,onde serão oferecidos : atendimento médicos ambulatoriais,medicamentos,atendimentos odontológico,250 kits de higiene bucal,controle de pressão arterial,servicos de beleza,palestras,lanches além de muito amor e carinho.

Ação social OAB subseção santa Inês / ARLS Sétima Luz N 7 - secomunicacaoglema@gmail.com - Gmail

O evento acontecerá no dia 13 de agosto com previsão de atendimento de aproximadamente 300 pessoas

 O Dia do Maçom no Brasil é comemorado dia 20 de Agosto e foi escolhido para celebrar o importante papel que Maçonaria teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria"Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Já a escolha do 11 de agosto para comermorar Dia do Advogado, remete ao dia em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, a saber: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – que foi transferida para a cidade de Recife em 1854. Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, no Brasil, é, antes, uma celebração sobre o início do ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro.

 

 

    Publicado em 02/08/2016 - fonte: Djalma Sarmento, Venerável Mestre da A.´. R.´. L.´. S.´. Sétima Luz, nº 7. Or.´. Santa Inês.