Conhecendo o PEMEG

Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás

O Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás - PEMEG, é uma instituição maçônica, que em 2020 completa 65 anos de existência e que,desde a sua fundação, tem a função de oferecer segurança as Lojas filiadas no amparo aos seus membros.

No momento do óbito de um membro do quadro, a Oficina tem a garantia de que conseguirá amparar as viúvas e órfãos do nosso valoroso irmão que partiu para o oriente eterno.
Inicialmente criado pelas Lojas de Goiás atualmente existem filiadas diversas Lojas do Tocantins, Distrito Federal e Maranhão.

Todas essas Oficinas estão unidas, através do PEMEG, para desempenhar uma das mais importantes missões da maçonaria: a fraternidade para com as viúvas e/ou órfãos dos irmãos.

O Sistema de funcionamento do PEMEG é bem simples e prático. A cada óbito que ocorrer entre os membros das lojas Associadas, o Pemeg solicita as oficinas o recolhimento de uma contribuição junto aos seus obreiros. Esta contribuição, que temos o nome de “Chamada”, é fixada pelo estatuto no valor de 1% do salário mínimo (atualmente R$10,00). Este valor é reunido, e após ser descontado a taxa de administração de 8% (valor necessário para o Pemeg manter sua estrutura administrativa) o valor é repassado integralmente para a oficina, para que os irmãos da loja possam entregar para os herdeiros do obreiro falecido. Sendo que assim a oficina possa amparar a família do irmão. O grande diferencial do nosso pecúlio é que além da união de muitos irmãos, atualmente mais de 270 lojas filiadas e mais de 4.500 inscritos (o que torna o valor da contribuição pequeno para os que pagam, mas um valor significativo para quem recebe) ainda temos uma solidez financeira que nos permite antecipar o valor para a oficina, independente do recebimento das lojas. A viúva é amparada imediatamente, e a loja filiada tem no mínimo 30 dias para fazer o recolhimento junto aos seus obreiros.

Desde a sua fundação o PEMEG já auxiliou as lojas a amparar mais 4050 viúvas e já pagou mais de 300 milhões de pecúlio.

Toda loja maçônica pertencente aos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins e Distrito federal, tem o direito constitucional de filiar ou desfiliar junto ao pemeg a qualquer tempo.


Documentos para Associação:

- Cópia da Ata da sessão em que foi aprovada a associação junto ao PEMEG;
- Documentos jurídicos da Loja (CNPJ, ESTATUTO, ATA de Eleição da diretoria, Carta de Constituição junto a Potência).
- Ficha de Associação (imprimir no site do PEMEG);

 

Após a conclusão da associação a oficina deverá enviar a documentação dos Obreiros:

- Relação dos Obreiros Ativos na Oficina;
- Cópia do Documento pessoal de cada Obreiro (RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Foto 3x4);
- Testamento Padrão Pemeg (imprimir no site);
- Atestado médico;
- Recolhimento da Joia de 10 chamadas (100,00) por obreiro (valor que irá compor o fundo de reserva do PEMEG).

 

 

Vídeo explicativo: https://www.instagram.com/tv/B1-WBijHKE9/?igshid=1po0qey264yr8

Site do PEMEG: www.pemeg.org.br

Email para dúvidas: pemeg@pemeg.org.br

    Publicado em 04/09/2019 - fonte: Gabinete do Eminente Grão-Mestre Adjunto