Assembleia Geral 2019

no Rio Poty Hotel

Ocorreu no dia 14 de dezembro, nas dependências do Rio Poty Hotel, em São Luís, a Assembleia Geral da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão. O evento, dirigido pelo Sereníssimo Grao-Mestre, irmão Ubiratan João de Castro, congregou membros do alto corpo da GLEMA, irmãos de praticamente todas as Lojas jurisdicionadas do Estado, além de autoridades das demais portências regulares.

No período da manhã ocorreu a sessão ordinária da assembleia, onde decisões importantes para o novo ano da entidade foram deliberadas, além de seminários maçônicos acerca de Ritos, gestão administrativa e ritualística. No período da tarde, tiveram oficinas e palestras para as cunhadas e a sessão de instalação dos Veneráveis Mestres para a gestão de 2020 das Lojas. Já no período norturno foi momento de confraternização em família, onde todos puderam curtir um jantar ao som de saxfone e banda.

Durante o evento, várias homenagens foram realizadas, como a entrega dos premios malhete de ouro, malhete de pratamalhete de bronze (para as Lojas que cumpriram os requisitos previmente estabelecidos), além da trolha de ouro, premio destinado a Lojas que construiram templos durante as gestões do Sereníssimo.

A Assembleia também foi palco para a assinatura do tratado de reconhecimento múltuo entre a GLEMA e o Grande Oriente do Rio de Janeiro (COMAB), com a presença do Soberano Grão-Mestre deste oriente, irmão José Carlos Ribeiro de Almeida, além do Presidente da COMAB, irmão Noê Paulino.

Além de todas estas atividades e momentos inesquecíveis, um dos pontos especiais definitivamente foi o relato e detalhamento de como a GLEMA conseguiu o, almejado, reconecimento perante e primeira Grande Loja Maçônica do Mundo, a Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), onde o Grande Secretário de Relações Exteriores, irmão Lúcio Flávio Dias Lopes Portela, realizou tais relatos da conquista.

Por fim, a Assembleia pode ter sido considerada um sucesso e será um divisor de aguas no formato de organização do evento desta Grande Loja. A Coordenação do mesmo já está realizando levantamento de dados de todo o processo para melhor avaliar o projeto como um todo e já iniciar os trabalhos para melhorar alguns pontos e aprimorar a excelência de outros, focando sempre na evolução da instituição e dos corpos e Lojas jurisdicionadas.

 

    Publicado em 15/12/2019 - fonte: Grande Secretaria de Comunicação Social